Aplicação

   Por meio de pesquisas realizadas por médicos, engenheiros e físicos, que vêm trazendo novas descobertas, nas últimas décadas, vêm ocorrendo uma importante revolução na área da tecnologia médica, dentre elas, o uso do efeito Compton, desenvolvendo a partir dele, diversas aplicações de radiação em equipamentos de diagnóstico por imagem. Os avanços nessa área têm permitido diagnósticos mais precisos de diferentes doenças, possibilitando um planejamento terapêutico mais precoce e adequado ao paciente.

Radiografia(exemplo de utilização do Efeito de Compton na área médica)

   Na prática, os processos Compton e fotoelétrico, contribuem ambos, para a produção da radiografia. A percentagem relativa ao total de interações que ocorrem por um processo ou outro depende da energia do fóton. Portanto, o contraste objeto, depende da composição da massa efetiva e do número atômico do objeto. A predominância de interações Compton ou Fotoelétrico causará menor ou maior contraste objeto, respectivamente, considerando que o objeto seja composto de vários materiais de diferentes números atômicos. Para um dado objeto, o contraste será maior para feixes de baixa energia (predominância do efeito fotoelétrico) e menor para energias mais altas (predominância do efeito Compton).

   A união de conhecimentos relativos às áreas da medicina, engenharia e física possibilita a criação de tecnologias e métodos eficazes para a melhoria da nossa qualidade de vida.

   Não se pode imaginar a ciência médica sem métodos de tratamento moderno e procedimentos tecnológicos altamente desenvolvidos.